PÚBLICO ALVO
Instrutores de treinamento, selecionadores de pessoal, coaches, educadores e profissionais interessados no tema.
APRESENTAÇÃO
Esta metodologia é aplicada em processos de Seleção de Pessoal, Desenvolvimento de Competências, processos de Coaching, Educação e atividades de treinamento.
Jogos de Empresa e técnicas vivenciais são ferramentas eficazes quando se pretende trabalhar competências comportamentais.
Dentre suas inúmeras vantagens está a promoção do aprendizado através de atividades simuladas, sem o ônus das perdas reais do ambiente organizacional.
Além disto, a metodologia permite colocar em prática atitudes, habilidades, experiências vividas e valores pessoais, em ambiente simulado, facilitando a autoanálise de domínio de competências e internalização do aprendizado, pela experiência vivida.
Os jogos empresariais dão suporte a projetos de gamificação e são uma opção inovadora que engaja e motiva os participantes, tornando os eventos marcantes e inesquecíveis.
Em nossa formação você vai dominar as ferramentas que compõem esta metodologia participativa, com segurança, adequação e bom senso.
VOCÊ VAI APRENDER A:
- Identificar jogos e vivências adequadas ao objetivo do seu evento.
- Aplicar, adotar e criar jogos e vivências voltados para a identificação de indicadores e desenvolvimento de competências.
- Desenvolver expertise para fazer o link entre a atividade oferecida e o ambiente institucional.
- Desenhar e usar a trilha que orienta o ciclo da aprendizagem vivencial (CAV).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
EXPOSIÇÕES INTERATIVAS
- Jogos de Empresa: histórico, conceituação, abrangência, tipos.
- O Papel do Facilitador/Educador na aplicação dos jogos.
- Jogos X Andragogia
- O processo grupal e as fases de um grupo segundo a teoria de Schutz.
- Características e aplicabilidade dos jogos nas organizações e na educação.
- Como estruturar um jogo ou técnica vivencial (protocolo de aplicação)
- O papel do facilitador na condução de jogos e técnicas vivenciais.
- O ciclo de atividade vivencial (CAV).
- Árvore das competências do Facilitador de Jogos
- Escolha e Modelagem da Dinâmica de Grupo ou Jogo
- TIRA-TEIMA: experiência prática
PRÁTICAS
- Jogos e técnicas vivenciais para integração, inclusão e abertura de eventos (para pequenos e grandes grupos).
- Jogos e Técnicas Vivenciais para trabalhar competências universais e do futuro.
- Jogos e Técnicas Vivenciais para celebrar e encerrar eventos
- Jogos e Técnicas Vivenciais para convenções e abertura de congressos (grandes grupos).
- Prática de estruturação de jogos e técnicas vivenciais.
- Prática de construção de protocolos de aplicação.
METODOLOGIA
Ativo-participativa, contendo exposições interativas, debates, painéis de discussão, fóruns conclusivos e participação prática em Jogos e desafios.
FORMADORA
Maria Rita Gramigna
Diretora do Grupo MRG (Instituto de Gestão de Pessoas e Escola MRG de Coaching por Competências). Mestre em Criatividade Total Aplicada (Universidade de Santiago de Compostela), Pós graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pedagoga e Coach com formação internacional. Responsável pelo desenvolvimento de metodologias, diversas para a gestão de pessoas. Autora de diversos livros na área de gestão e administração.
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