Conhecer e dominar as competências necessárias à sua empresa, cria um diferencial competitivo que seu concorrente, dificilmente, irá igualar.
Nessa busca, o caminho natural é identificar competências universais e adapta-las à sua filosofia, dissemina-las em sua cultura e multiplica-las em seu público interno.
Tal procedimento refletirá no clima interno, na identificação e satisfação de seu público e nos negócios em seus aspectos positivos.
Como impactar, verdadeiramente, em seus produtos e serviços? Como reduzir prazos, custos e melhorar qualidade, ao mesmo tempo? Como tornar seus produtos e serviços cada dia mais competitivos?
A estratégia utilizada por empresas de sucesso e de vanguarda é a adoção do Mapeando e Desenvolvendo Competências Técnicas.
Competências técnicas são aquelas diretamente aplicáveis ao negócio. É o resultado dos conhecimentos transformados em processos e conduzidos de forma eficiente e eficaz.
Assim é possível projetar e reduzir custos, melhorar qualidade e adequar tempo parametrizando da forma mais competitivo possível.
COMO MAPEAR COMPETÊNCIAS TÉCNICAS (ETAPAS)
- O primeiro passo é garantir processos internos atualizados e preparados para entregar produtos e serviços alinhados com a expectativa do mercado.
- Em um segundo momento, as competências são mapeadas através de metodologia própria, capaz de identificar a entrega necessária, com sua devida graduação, em cada etapa do processo produtivo do negócio.
- Na sequência, associam-se as competências aos devidos grupos de cargos, validando a graduação e assim construindo um radar de competências do processo.
- Na próxima etapa, os profissionais são avaliados, permitindo projetar os devidos aperfeiçoamentos, determinando a dose exata de competência que levará ao êxito do produto e/ou serviço a ser entregue.
- O conjunto de competências técnicas permite criar um percurso a ser trilhado pelos profissionais da empresa, estimulando o crescimento, perfeiçoando processos e elevando qualidade com contínua redução de custos.
- Tais ações fazem o diferencial a tornam a empresa cada vez mais exclusiva, em termos de produtos e serviços, para o mercado.
- O mapeamento de competências técnicas estimula a evolução da carreira dos profissionais internos.
CARGA-HORÁRIA APROXIMADA – PROCESSO DE MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS:
- 02 horas destinadas à verificação de cada processo.
- 03 horas por cargo pertencente ao processo mapeado.
- 02 horas destinadas ao retorno com gestores dos processos, para validação.
As horas para as avaliações de desempenho por competências e construção dos Programas de Desenvolvimento Individual (PDI) e Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC) são calculadas e validadas em parceria com o cliente
OBJETIVO DO PROJETO DE MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: validar os processos em termos de competências técnicas e proporcionar capacidade de evolução de produtos / serviços pelo desenvolvimento dos profissionais associados a esses processos.
PÚBLICO ALVO: Profissionais internos, associados aos processos que terão suas competências técnicas mapeadas.
ESTRATÉGIA: avaliação on-line e/ou presencialmente.
ETAPAS E CARGA-HORÁRIA PAROXIMADA
- Verificação/avaliação de processos e procedimentos (02 horas/processo);
- Entrevistas individuais e por equipes (média de 03 horas por cargo);
- Validação de competências com Gestores dos Cargos (02 horas);
- Preparação e execução da avaliação de desempenho por competências (horas apenas com número de gestores e equipes);
- Orientação para construção de PDI / PDC (02 horas).
O PROGRAMA
- Abertura do evento com repasse de informações sobre o projeto;
- Conhecimento dos processos da empresa;
- Conhecimento das equipes de trabalho;
- Entrevistas coletivas e individuais;
- Atividade de elaboração e propostas de competências;
- Retorno com validação dos Gestores da Áreas;
- Apresentação das competências às equipes de trabalho;
- Discussão das devidas graduações entre gestores e equipes, com intermediação da consultoria;
- Definição do Radar de Competência de cada processo;
- Avaliação de competências marco zero;
- Gestor acompanha percurso de desenvolvimento;
- Avaliação de competências primeiro ciclo;
- Construção de PDI / PDC;
- Vinculação, ou não, do Radar de Competências a programas internos de desenvolvimento e crescimento profissional.
RESULTADO GARANTIDO
- Competências técnicas mapeadas e preparadas para impactar positivamente nos produtos / serviços da empresa
DIFERENCIAIS
- Metodologia própria e aplicada e validade em várias empresas, desde 2004.
- Empresas clientes deste projeto: MASB, MSol, ATTPS, Wickbold, Grupo Sobel, Strata Engenharia, Alta Engenharia
- Competências vinculadas aos processos da empresa terão 100% de efetividade no cenário em que foram mapeadas
- Participação de todos os colaboradores da empresa
- Entrega de Radar de Competências de cada colaborador e de cada processo, permitindo clara visão da capacidade de competitividade da empresa
- Identificação de performance com projeção de crescimento da capacidade de competitividade da empresa
PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PROCESSO:
Edson Durão
Fundador e CEO da Negocial – Resultado Humano.
Psicólogo, Consultor e Gestor de Carreira
- Psicólogo, com MBA em gestão estratégica de pessoas e especialização em Marketing.
- 35 anos atuando com Estruturação de processos de Gestão de Pessoas (RH), Montagem de Modelos de Gestão por Competências, Formação de Líderes e Gestão de Carreira – Assessoria a Profissionais em Transição de Carreira – Projeto: Radar na Carreira.
- Professor da PUC IEC Minas, UFU e SENAC, em cursos de pós-graduação.
- Ganhador, como Consultor de RH, do “PMQ (Prêmio Mineiro da Qualidade)” oferecido pelo Governo do Estado à Empresa Strata Engenharia, em 2005.
- Ganhador do Prêmio “Soluções para um mundo Melhor” – IBM / 2010 – Mapeamento de competências de alunos de pós graduação – PUC Minas.
- Idealizador da Solução RMVitae, hoje solução de RH TOTVS
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