Manual de Competências

R$57.00

Avaliado como 5.00 de 5, com baseado em 1 avaliação de cliente
(1 avaliação de cliente)

Este e-book contém um elenco de competências universais e competências do futuro, com seus conceitos e indicadores que apontam atitudes, conhecimentos e habilidades de cada uma delas.

Categoria:

O Manual de Competências foi desenhado com o objetivo de proporcionar um alinhamento conceitual sobre o tema, auxiliar os clientes na definição dos perfis de suas organizações e apresentar alguns indicadores das competências universais e competências do futuro, com base na metáfora da árvore.

São 18 competências universais de suporte (aquelas que dão reforço às competências técnicas e fazem com que os profissionais se destaquem em seus postos de trabalho) e ainda, 16 competências do futuro, divulgadas em 2020 pelo Fórum Econômico Mundial (FEM).

Descrição

Competências Universais

  1. ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
  2. CAPACIDADE EMPREENDEDORA
  3. COACHING
  4. CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO E FLEXIBILIDADE
  5. CAPACIDADE DE TRABALHAR SOB PRESSÃOCOMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
  6. CULTURA DA QUALIDADE/QUALIDADE NO ATENDIMENTO
  7. FOCO EM RESULTADOS
  8. GESTÃO DOS TALENTOS
  9. LIDERANÇA
  10. MOTIVAÇÃO E ENERGIA PARA O TRABALHO
  11. NEGOCIAÇÃOPLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
  12. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL combativos.
  13. TRABALHO EM EQUIPE
  14. VISÃO SISTÊMICA
  15. VISÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO

Fonte: Competências apontadas por empresas-cliente do IGP – Instituto de Gestão de Pessoas ,  de 1997 até o momento.

 Competências do Futuro

  1. PENSAMENTO ANALÍTICO
  2. INOVAÇÃO
  3. APRENDIZAGEM ATIVA E ESTRATÉGIAS DE EPRENDIZAGEM
  4. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS
  5. PENSAMENTO CRÍTICO E ANÁLISE
  6. CRIATIVIDADE, ORIGINALIDADE E INICIATIVA
  7. LIDERANÇA E INFLUÊNCIA SOCIAL
  8. INTELIGÊNCIA DIGITAL (Uso de tecnologia, monitoramento e controle)
  9. DESIGN E PROGRAMAÇÃO
  10. RESILIÊNCIA, TOLERÂNCIA AO ESTRESSE E FLEXIBILIDADE
  11. RACIOCÍNIO LÓGICO
  12. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  13. SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
  14. ORIENTAÇÃO PARA SERVIR O CLIENTE
  15. ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS
  16. PERSUASÃO E NEGOCIAÇÃO

 

Fonte: 2020. Fórum Econômico Mundial (FEM).

1 avaliação para Manual de Competências

  1. Avaliação 5 de 5

    Carmélia Tatiana Rodrigues Coelho Lage Ribeiro

    Os e-books da Maria Rita são fantásticos! Tenho todos e uso todos no meu trabalho. Este manual de competências, em específico é um dos que mais uso, tanto em treinamentos de equipes quanto em processos de mapeamento de potencial e processo seletivo. Linguagem simples, prático e com a profundidade que gosto e valorizo. Recomendo para todos os profissionais que trabalham com desenvolvimento de pessoas, seja dentro das empresas ou atuando como coaching e mentoring.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *